08
jun

Relógio da matriz imaculada conceição

Relógio de torre – Equipamento foi instalado em 1960 por uma empresa do Ceará e estava parado devido ao desgaste natural de algumas peças. Jovem restaurador de peças antigas assumiu o desafio de consertá-lo.
Relógio de Torre - Saconi Relojoeirio
Patrick Soares Sena, restaurador

Depois de aproximadamente um ano e meio parado, o famoso relógio da torre da igreja matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição voltou a funcionar normalmente, tanto na marcação da hora certa quanto nas badaladas regulares do sino. Tarefa difícil, mas não impossível, assumida voluntariamente pelo jovem Patrick Soares Sena, um nanuquense de 26 anos, que encarou o desafio.

Conta Patrick: “Há algum tempo, o relógio da Matriz estava parado, devido ao desgaste de algumas peças. Como já conhecia o seu funcionamento e operação, arrisquei-me na empreitada de fazê-lo voltar a funcionar. Pedi autorização ao padre Paulo, para que eu pudesse retirar a máquina da torre e leva-la para minha casa, o que aconteceu na última semana do mês de novembro de 2017”.

O TRABALHO

Ele começou com a desmontagem de todas as peças ainda dentro da torre, e foram descidas uma a uma, pois a máquina era muito pesada. Quando já estavam em sua casa, primeira providência foi colocar em um recipiente cheio de querosene para desengraxar, processo esse que levou muito mais tempo do Patrick imaginava. “A graxa estava muito seca, devido ao tempo que ficou parado. Quando, enfim, as peças estavam prontas, passei então à repintura da armação que sustenta todas as engrenagens em seus devidos lugares”, conta ele.

Relógio de Torre - Saconi Relojoeiro

Prossegue o restaurador: “Após esse processo, passei então para o polimento das engrenagens. Terminado o polimento, chegou a hora de levar as peças novamente para a torre, subindo de uma a uma. Quando terminei essa parte, comecei a montagem da máquina no seu devido lugar. Assim, depois de concluída a montagem, me deparei com um problema: as levés estavam muito desgastadas e, com isso, não se conseguia um ‘tic-tac’ no tempo certo, mas aí contei com a ajuda de um amigo, mestre em restauração de relógios mecânicos e de torres, que já estava me acompanhando, mesmo que virtualmente, desde o início da restauração, o Márcio Saconi”.

Patrick explica que as levés são peças que se aparentam muito com pequenas cunhas, são de aço doce e fazem o contato da roda de escapamento com o pêndulo por meio da âncora.

Relógio de torre Saconi Relojoeiro
Distribuição para os quatro relógios da torre

“Enviei as levés via Correios para que ele pudesse fazer a correção do desgaste, e assim que ele as concluiu, me enviou de volta. Com as levés instaladas, comecei então a regular o período, ou seja, o ‘tic-tac’ do relógio, até achar o ponto certo. Na sequência, voltei minha atenção para a distribuição das horas. O eixo do mostrador da frente estava muito gasto, e, com isso, teve de ser removido para fazer a intervenção necessária. Quando ficou pronto, foi instalado novamente e, enfim, o velho relógio voltou à vida, revigorado e pronto para marcar nosso tempo por meio de suas batidas no sino por mais algumas décadas.”

Relógio de Torre - Saconi Relojoeiro

Estudioso de peças antigas, incluindo relógios, equipamentos eletrônicos e armas, Patrick informou, com base em relatos e documentos, que o relógio da torre foi instalado em março de 1960. Ele analisou cartas endereçadas da Oficina São Francisco, de Moisés Tomaz Bispo Vila Nova, rua Santo Antônio, 513 – 517, Juazeiro do Norte – Ceará, sobre ofertas, preços, medidas etc., pagamento datado de 25/07/1959, 03/08/1959, 28/08/1959, recibo do Banco do Brasil de Carlos Chagas – MG de 11/11/1959. Outra carta de Moisés a Frei Carlos 10/02/1960 e ainda uma a Frei Salésio de 26/10/1960.” (informações extraídas do Livro de Tombo da Matriz).

Relógio de torre - Saconi Relojoeirio
Prof. Ademir: sino tem mais de meio metro

O editor de NEXUS-OBJETIVO, prof. Ademir Jr., outro diletante de peças e equipamentos antigos, quis conhecer de perto o equipamento. “Aproveitei o domingo passado, dia 3/6, logo após a missa matutina, e subi as escadarias da torre até chegar lá no alto. Hoje temos tecnologia saltando aos olhos de todos, mas na época, cerca de 60 anos atrás, o equipamento era pomposo, luxuoso, todas as engrenagens, confirmando a inteligência do homem em uma das invenções mais antigas da história”, relatou.

Paulo Sergio Gomes de Melo, titular da
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição

Ademir completa: “Se o Big Ben, o famoso relógio do Palácio de Westminster, tornou-se um dos símbolos mais importantes da Inglaterra, instalado em 1859, temos em Nanuque, 100 anos depois, o relógio da matriz Imaculada Conceição como paisagem que é parte integrante da nossa história. Tremi um pouco na subida, mas depois que a gente está lá em cima, é gostoso. Agradeço ao Patrick e ao padre Paulo pela oportunidade”.

Patrick Soares Sena nasceu em Nanuque em 1991. Entre 96 e 2000, residiu na vizinha cidade de Carlos Chagas, mas retornou à sua terra natal no início do século. Atualmente, trabalha em um escritório de contabilidade e, nas horas vagas, conforme confessou, se dedica a restaurar peças antigas. “Sou católico e participo do dia a dia da Paróquia Imaculada Conceição e já cheguei a atuar em algumas pastorais e movimentos da Igreja”.

AGRADECIMENTOS

O relojoeiro Joel Gomes da Silva foi lembrado por Patrick

O restaurador faz questão de mencionar: “Agradeço a Deus pelo êxito alcançado nessa restauração, também ao meu amigo relojoeiro Joel Silva (in memoriam), da Pulseira de Ouro, que foi quem me passou as primeiras noções sobre relógios mecânicos; ao amigo Márcio Saconi (Saconi Relógios – São Paulo/SP), um mestre em restauro e manutenção de relógios mecânicos, que me acompanhou desde o início dessa restauração por meio de contato virtual, mas que também pôde ter uma participação especial e deixar sua marca registrada na recuperação das leves; ao Padre Paulo, pela confiança depositada em mim para a realização desse trabalho; ao amigo Fernando (torneiro mecânico), que fez a intervenção no eixo dos ponteiros e fabricou as peças necessárias; e a todos que colaboraram direta ou indiretamente para que o relógio voltasse a funcionar. Meu muito obrigado!”.

A restauração durou de novembro de 2017 a maio de 2018.

Fonte: http://nanuqueeshow.blogspot.com/2018/06/apos-5-meses-de-restauracao-relogio-da.html