Ansonia
07
jun

Instruções para o relógio antigo norte americano

Estas instruções se aplicam a relógios de pêndulo a corda que batem a cada hora e alguns a cada meia hora.

Marcas comuns norte americanas:

Ansonia

Waterburry

E. Ingrahan

Seth Tomas

Configuração e Operação

Iniciando o relógio

Relógio de mesa

Coloque o relógio na mesa com as costas voltadas para você. Abra a porta traseira, pendure o pêndulo no gancho e feche a porta. Coloque cuidadosamente o relógio onde deve ser usado, em uma superfície estável e nivelada. Levante um lado do relógio delicadamente 2cm e depois abaixe-o para iniciar o pêndulo.

Relógio de parede

Escolha o parafuso com bucha de tamanho adequado (normalmente um número 6, 8 ou 10) para encaixar olhal na parte de trás do relógio. Prenda o parafuso na parede e pendure o relógio. Abra a porta da frente e pendure o pêndulo no gancho (em muitos relógios, o gancho está atrás do mostrador), balance o pêndulo e o relógio começará a bater. Mova a parte inferior da caixa para a esquerda ou direita até o tique-taque fique equilibrado (ou se houver uma escala de batimento sob o pêndulo, mova a caixa para que o pêndulo aponte para zero quando estiver em repouso).

Ajuste dos ponteiros

Para acertar o relógio, mova o ponteiro dos minutos, parando a cada hora (e meia hora para alguns relógios) para o relógio bater. Nunca mova os ponteiros no sentido anti-horário após as 6 ou 12.

Dando corda

Cordas de uma semana de duração

Dê corda uma vez por semana, de preferência no mesmo dia da semana. Gire a chave com um movimento suave, parando quando a mola estiver apertada (aproximadamente 7 voltas após uma semana de funcionamento). Nunca deixe a chave voltar à sua mão, sempre a solte suavemente após cada meia volta. O quadrado esquerdo enrola a mola das batidas e o quadrado direito enrola a mola dos ponteiros e do pêndulo.

Cordas de um dia de duração

Dê corda uma vez por dia, de preferência na mesma hora do dia. Gire a chave com um movimento suave, parando quando a mola estiver apertada. Nunca deixe a chave voltar à sua mão, sempre a solte suavemente após cada meia volta. O quadrado esquerdo enrola a mola das batidas e o quadrado direito enrola a mola dos ponteiros e do pêndulo.

Direção de giro da chave

 

Regulando o relógio – Porca do pêndulo

O ajuste de precisão pode ser feito por meio da porca na parte inferior do pêndulo. Girar para direita acelera o relógio e girar para a esquerda diminui a velocidade. Gire a porca um pouco de cada vez.

 

Configuração de alarme

Alguns relógios americanos têm um alarme que é ativado girando o disco no centro do mostrador. Gire o disco para que o número da hora em que você deseja que o alarme toque esteja localizado no ponteiro das horas. Em seguida, dê corda no mecanismo de alarme (geralmente localizado no canto inferior esquerdo da caixa do relógio). Não existe um mecanismo de desligamento do alarme; portanto, quando o alarme começa a tocar, ele toca até que a corda acabe.

Ajustes

Se as batidas saírem da sincronização com os ponteiros, dê corda na mola de batidas (quadrado de corda da esquerdo) e proceda da seguinte maneira. Mova o ponteiro dos minutos para frente dois minutos antes da hora cheia (O sistema de batidas faz um barulho que avisa que as batidas foram armadas).

Mova o ponteiro dos minutos para trás 15 minutos. O relógio tocará. Repita até que o número de horas atingidas seja uma menor que a hora para a qual o ponteiro das horas aponta.

Gire o ponteiro dos minutos agora passando da hora cheia.

Se o relógio não funcionar

1) Verifique se o relógio tem corda.

2) Verifique se o relógio está correndo uniformemente, ou seja, se o tique taque está equidistante e não parece manco. Verifique se o relógio está em uma superfície estável e não balança. Se necessário, calce um ou dois cantos com papelão (para um relógio de prateleira ou cornija de lareira) ou mova a parte inferior do relógio para a esquerda ou direita (para um relógio de parede).

3) Verifique se o ponteiro dos minutos não está preso no ponteiro das horas.

Movendo o relógio

Sempre remova o pêndulo antes de transportar o relógio, para evitar danos.

Manutenção

Lubrificação e inspeção a cada três anos

Seu relógio, sendo um mecanismo de precisão, precisa de manutenção periódica para mantê-lo funcionando de maneira confiável e prolongar sua vida útil.

Depois de usá-lo por três a 5 anos, leve o relógio para lubrificação e inspeção. Vamos verificar as condições do movimento e verificar se as catracas da mola principal estão seguras. Nós lhe diremos se o relógio precisa de uma revisão. O ambiente em que o relógio é usado desempenha um grande papel enquanto tempo as revisões deverão ser feitas.

Por que fazer revisões?

À medida que a poeira entra no mecanismo, o óleo se torna uma pasta abrasiva que causa desgaste. Quanto mais o relógio funcionar nessa condição, mais reparos serão necessários. Muitos relógios americanos têm molas muito fortes, que fornecem a energia para funcionar o relógio por anos mesmo com óleo ruim e contaminado, causando desgaste severo nos pivôs (pontas dos eixos) e nos orifícios dos pivôs (buchas).

Se o relógio parar e você borrifar óleo para fazê-lo funcionar novamente, muito provavelmente ele vai funcionar, mas continuará a desgastar-se e dessa vez mais acentuadamente, porque ainda está sujo e o óleo novo vai dissolver a sujeira aumentando a abrasão.

Atalhos como limpar todo o movimento, mesmo usando um limpador ultrassônico, sem a desmontagem da máquina não conseguem limpar adequadamente os pivôs, os orifícios dos pivôs e as molas das cordas.

Como revisamos o seu relógio

A máquina é desmontada e limpa, os pivôs polidos, os orifícios gastos do pivô são refeitos, as catracas das molas são verificadas e reparadas, as molas das cordas são limpas e lubrificadas ou substituídas caso tenha perdido a força.

     

     

Quaisquer outros reparos necessários são realizados.

Em seguida, as peças são limpas novamente, os orifícios do pivô são limpos, os pivôs recebem a limpeza final e, em seguida, o movimento é montado, lubrificado, ajustado e testado por pelo menos uma semana.

Você tem um relógio para conserto ou restauração? Clique no link abaixo para agendar uma visita na nossa oficina ou no botão do Whatsapp ao lado.

Orçamento sem compromisso.


CLIQUE AQUI para agendar uma visita e tomar um café comigo!