01
jan

Conserto e Restauração de Relógios

O Conserto e Restauração de Relógios requer de quem faz o serviço muita atenção e paciência.

O mecanismo é muito delicado e tem ajustes muito precisos. Recebo com bastante frequência relógios que foram consertados por outros e que funcionaram por algum tempo, mas que apresentaram algum problema relacionado ao conserto que foi feito anteriormente ou não.

Muitas vezes, quando estamos consertando um relógio, afetamos outros sistemas e problemas de mau funcionamento poderão aparecer, por isso é muito importante após a realização de qualquer reparo, testar todo o relógio.

Normalmente esse teste demora aproximadamente uma semana e é nesse período que verificamos se algum problema vai aparecer. As vezes um problema pode aparecer após um tempo maior e essa é a razão da garantia do serviço.

Hoje em dia o ofício de relojoeiro é pouco procurado.

Estamos na era da tecnologia e quem hoje quer consertar um relógio mecânico quando temos à nossa disposição relógios mais precisos e que atendem a necessidade de apresentar a hora?

A resposta que eu achei para isso é que no fundo eu não conserto um relógio. Eu sou um instrumento de conexão entre o proprietário e o relógio.

Explicando melhor meu ponto de vista, quando pensamos em relógios mecânicos devemos obrigatoriamente pensar em relação simpática entre o proprietário e o objeto, que no caso é um relógio mecânico.

Na maioria das vezes há uma memória emocional envolvida. Fazer a conexão entre o proprietário e essa memória é muito gratificante.

De 100 cucos que recebo, 99 trazem relatos do proprietário de lembranças emocionais. Ele se lembra do Avô dando corda, do cuco cantando, do pai que contava alguma estória perto do cuco, da infância, da família, dentre outras histórias sempre com muita ou alguma emoção.

Por isso é que eu faço o que faço. No meu artigo Porquê mexer com relógios tento mostrar um pouco da minha vida nesse sentido.

Em resumo, não conserto ou restauro relógios, procuro proporcionar ao dono do relógio reviver boas lembranças que ajudaram a construir o caráter e a personalidade dele.

Para isso, quando o relógio volta para o dono, deve estar em condições de criar o ambiente que vai faze-lo retornar para aquele momento importante. Devo fazer parte disso e sou consciente disso.

Alguns podem achar bobagem o que vou dizer agora e respeito essa opinião. Sempre que tenho um conserto ou restauração de um relógio, peço permissão para entrar e fazer parte da história de todos que estão envolvidos com aquele Relógio. Trato com muito respeito e, fazendo parte da história deles, sinto que faço para mim também.

Isso é maravilhoso!