21
abr

Junghans 1890

Relógio Junghans muito bonito que passou de geração e hoje está com o neto do comprador.

O proprietário me chamou para consertar. Disse que quando o relógio batia as horas, parava de funcionar.

Quando desmontei para conserto, percebi que o problema era simples, mas o relógio estava sofrendo com a idade, como uma pessoa experiente que viu muitos anos passarem pela sua frente.

Outro exemplo que não pude me conter e sugeri ao proprietário restaurar este lindo relógio. Máquina perfeita, somente uma das colunas estava quebrada.

A caixa de madeira estava num estado, digamos assim, deplorável. Atacada por cupins, o pai do atual proprietário substituiu o fundo da caixa, mas manteve uma das colunas em estado muito ruim, tanto é que quando tirei todo o verniz antigo, praticamente desintegrou.

Acabei por fazer enchimento da coluna com massa para madeira. Optei por esta saída devido a ser muito difícil achar a mesma madeira que foi construída esta caixa. Veja abaixo algumas fotos.

A coluna danificada por cupins estava muito estragada. Tanto que no fim de semana anterior, tive que fazer novo preenchimento com massa. Hoje pude lixar e aplicar a primeira mão de verniz. Durante esta semana vou aplicar mais duas outras demãos e montar (finalmente) este lido relógio.