19
abr

História do Cuco

História do cuco
Um dos primeiros cucos

História do Cuco – Os primeiros relógios alemães foram desenvolvidos em meados do século XVII, precisamente no ano de 1640. São originários de uma região montanhosa chamada Floresta Negra, no Sudoeste da Alemanha.

Faz parte da história do cuco que naquela época, moradores dessa região fabricavam os produtos artesanalmente dentro de suas casas, em virtude do rigoroso inverno que não permitia praticar outra atividade comercial. No curto período de verão, eles deixavam suas casas e iam vender suas artes em toda Europa, Ásia e América.

No ano de 1750, um artesão local, Franz Anton Ketterer, adaptou dois foles, utensílio destinado a produzir vento, ao relógio, para produzir duas notas musicais, originava-se então o famoso som do cuco.

Aspectos da tradição local são retratados nos relógios, como caças, animais típicos, lides domésticas (serrador, lenhador, ordenha, etc.) e o próprio pássaro cuco.

Estes relógios, ainda hoje são esculpidos artesanalmente em madeira (principalmente carvalho). Em suas máquinas, a mesma tecnologia empregada no século XVII, com mecanismos totalmente em latão (não enferruja) e funcionamento através de pesos. Além do som do cuco, muito deles possuem músicas e movimentos, fazendo com que esta arte torne-se ainda mais encantadora.

Muitas pessoas relatam histórias de relógios cucos que atravessaram gerações, pertencentes a seus avós ou bisavós, tendo a mesma precisão e funcionamento ao longo dos anos.

Estes relógios têm a difícil missão de resgatar conceitos antigamente muito valorizados, como o trabalho artesanal, a relação com a natureza, a união familiar, e principalmente, conservar esta tradição e cultura em meio ao desenvolvimento tecnológico sobrenatural em que vivemos.

Veja alguns dos nossos trabalhos

Veja alguns modelos no site da Kukos de Gramado

Fonte consultada: https://theculturetrip.com/europe/germany/articles/curious-history-germanys-cuckoo-clock/

Se você tem um cuco e deseja consertá-lo ou restaurá-lo, entre em contato conosco pelo botão do Whats app ao lado. Teremos muito prazer em lhe atender.